O Sistema Solar [a] é o sistema gravitacional do Sol e os objetos que o orbitam, direta ou indiretamente. [B] Dos objetos que orbitam o Sol diretamente, os maiores são os oito planetas, [c] com o o restante são objetos menores, os planetas anões e os pequenos corpos do Sistema Solar. Dos objetos que orbitam indiretamente o Sol - as luas - dois são maiores que o menor planeta, Mercúrio.
O Sistema Solar se formou 4,6 bilhões de anos atrás, a partir do colapso gravitacional de uma gigantesca nuvem molecular interestelar. A grande maioria da massa do sistema está no Sol, com a maioria da massa restante contida em Júpiter. Os quatro planetas internos menores, Mercúrio, Vênus, Terra e Marte, são planetas terrestres, sendo compostos principalmente de rocha e metal. Os quatro planetas exteriores são planetas gigantes, sendo substancialmente mais massivos que os terrestres. Os dois maiores, Júpiter e Saturno, são gigantes gasosos, sendo compostos principalmente de hidrogênio e hélio; os dois planetas mais externos, Urano e Netuno, são gigantes do gelo, sendo compostos principalmente de substâncias com pontos de fusão relativamente altos em comparação com hidrogênio e hélio, chamados voláteis, como água, amônia e metano. Todos os oito planetas têm órbitas quase circulares que se encontram dentro de um disco quase plano chamado eclíptica.
O Sistema Solar também contém objetos menores. [E] O cinturão de asteróides, que fica entre as órbitas de Marte e Júpiter, contém principalmente objetos compostos, como os planetas terrestres, de rochas e metais. Além da órbita de Netuno, encontra-se o cinturão de Kuiper e o disco disperso, que são populações de objetos trans-netunianos compostos principalmente por gelados e, além deles, uma população recém-descoberta de sednóides. Dentro dessas populações, alguns objetos são grandes o suficiente para serem arredondados sob sua própria gravidade, embora haja um debate considerável sobre quantos serão provados. [9] [10] Tais objetos são classificados como planetas anões. Os planetas anões identificados ou aceitos incluem o asteróide Ceres e os objetos trans-netunianos Plutão e Eris. [E] Além dessas duas regiões, várias outras populações de pequenos corpos, incluindo cometas, centauros e nuvens de poeira interplanetárias, viajam livremente entre as regiões. Seis dos planetas, os seis maiores planetas anões possíveis, e muitos dos corpos menores são orbitados por satélites naturais, [f] geralmente denominados "luas" depois da Lua. Cada um dos planetas externos é cercado por anéis planetários de poeira e outros pequenos objetos.
O vento solar, uma corrente de partículas carregadas que flui para fora do Sol, cria uma região semelhante a uma bolha no meio interestelar conhecido como heliosfera. A heliopausa é o ponto em que a pressão do vento solar é igual à pressão oposta do meio interestelar; estende-se até a borda do disco espalhado. A nuvem de Oort, que se pensa ser a fonte de cometas de longo período, também pode existir a uma distância cerca de mil vezes maior que a heliosfera. O Sistema Solar está localizado no Braço Orion, a 26.000 anos-luz do centro da galáxia Via Láctea.